Conferencia de Manuela Santos Silva (31 outubro 2018)

October 29, 2018

Retomamos os seminarios neste novo curso 2018/2019 e temos a honra de contar coa presenza da profesora Manuela Santos Silva da Universidade de Lisboa. Velaí a súa proposta:

 

O rei Afonso III de Portugal, genro de Afonso X de Castela e Leão, outorgou em 1261 um regimento par a sua casa real e não se esqueceu de incluir nele a enumeração de diversos ofícios destinados à administração da casa da rainha. Reconhecia-se assim, a existência na corte de uma “entourage” de serviço à rainha, constituída por homens incumbidos de tarefas de manutenção da casa e de serviço pessoal à esposa do rei. Esta juntava à sua volta também um grupo feminino cuja constituição – por ser mais informal – se conhece mal até bastante tarde. Normalmente, só as senhoras de maior importância social do séquito da rainha lograram contrariar o anonimato das fontes e revelar-se-nos. Para o século XV, porém, diversas listagens de moradores da casa das rainhas permitem-nos conhecer melhor o estrato social de recrutamento destas mulheres ao serviço da monarca, o seu estado civil e o seu papel junto à sua senhora.Para além destes servidores, as rainhas também tinham homens “por si” nas terras cuja jurisdição e rendas possuíam. E estes não eram de somenos importância: de facto, as moradias pagas a quem servia as rainhas na sua casa derivavam precisamente dos rendimentos que as esposas dos reis obtinham das vilas régias que lhes tinham sido concedidas pelos seus maridos a título vitalício.Nesta conferência tentaremos identificar e definir estes vários tipos de servidores das rainhas de Portugal entre o século XIII e o XV e tentar compreender qual a importância e funcionamento desta instituição da corte régia.

 

***

 

Esperámosvos o mércores 31 de outubro ás 12 da mañá na Aula 13 da Facultade de Xeografía e Historia da USC.

 

 

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Junto al arqueólogo Xaquín Ferrer, ha guiado recientemente una ruta consistente en un paseo en lancha desde Curuxeiras hasta el Castillo de San Felipe...

Visita guiada de Rebeca Blanco por el Ferrol fortificado

August 2, 2016

1/2
Please reload

Recent Posts
Please reload